Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1860

Allan Kardec

Voltar ao Menu
O futuro (Médium, Sr. Coll...)

O Espiritismo é a ciência de toda a luz. Feliz da sociedade que o puser em prática! Somente então a idade de ouro, ou melhor, a era do pensamento celeste reinará entre vós. Não penseis que por isto tereis menos satisfações terrenas. Muito pelo contrário, tudo será felicidade para vós, porque nesse tempo a luz vos fará ver a verdade sob um aspecto mais agradável. O que os homens ensinarão não será mais essa ciência capciosa, que vos faz ver, sob a enganadora máscara do bem geral ou de um bem futuro no qual, muitas vezes, o próprio mestre não tem nenhuma confiança.

Não será a mentira e a cupidez; a vontade de tudo ter, em proveito de uma seita e por vezes até em proveito de um só. Certamente os homens não serão perfeitos, mas então o equívoco será tão restrito e os maus terão tão pouca influência que serão felizes na sua minoria. Nesses tempos os homens compreenderão o trabalho e todos chegarão à riqueza, porque não desejarão o supérfluo senão para fazer grandes obras em proveito de todos. O amor, esta palavra tão divina, não mais terá essa acepção impura que lhe emprestais. Todo sentimento pessoal desaparecerá, ante esse ensinamento tão suave, contido nestas palavras do Cristo: Amai-vos uns aos outros, como a vós mesmos.

Chegando a esta crença, todos sereis médiuns. Desaparecerão todos os vícios que degradam a vossa Sociedade. Tudo se tornará luz e verdade. O egoísmo, esse verme roedor e retardatário do progresso, que abafa todo sentimento fraterno, não terá mais domínio sobre as vossas almas. Vossas ações não mais terão por móvel a cupidez e a luxúria. Amareis vossa mulher porque ela terá uma alma boa e vos quererá; porque verá em vós o homem escolhido por Deus para proteger a sua fraqueza e porque ambos vos auxiliareis a suportar as provas terrenas e sereis os instrumentos votados à propagação de seres destinados a melhorar-se, a progredir, a fim de chegarem a mundos melhores, onde podereis, por um trabalho ainda mais inteligente, elevar-vos na direção do nosso supremo Benfeitor. Ide, espíritas! Perseverai. Fazei o bem pelo bem. Desprezai suavemente os gracejadores. Lembrai-vos de que tudo é harmonia na Natureza; que a harmonia está nos mundos superiores e que, malgrado certos Espíritos fortes, tereis também a vossa harmonia relativa.

São Luís

TEXTOS RELACIONADOS

Mostrar itens relacionados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.