Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1862

Allan Kardec

Voltar ao Menu
Hereditariedade moral

Um dos nossos assinantes nos escreve de Wiesbaden:

“Senhor, eu estudo o Espiritismo cuidadosamente em todos os vossos livros e, malgrado a clareza decorrente, dois pontos importantes não parecem bem explicados aos olhos de certas pessoas. São eles: l.º ─ as faculdades hereditárias; 2º ─ os sonhos.

“Com efeito, como conciliar o sistema da anterioridade da alma com a existência das faculdades hereditárias? Entretanto elas existem, embora não de maneira absoluta. Diariamente elas nos chocam na vida privada. Também vemos, numa ordem mais elevada, os talentos sucedendo aos talentos, a inteligência à inteligência. O filho de Racine foi poeta. Alexandre Dumas teve como filho um autor ilustre. Na arte dramática, vemos a tradição de talentos numa mesma família e na arte da guerra uma raça, como a dos duques de Brunswick, por exemplo, fornecendo uma série de heróis.

“A inépcia, o vício, o próprio crime também conservam sua tradição. Eugène Sue cita famílias onde várias gerações passaram sucessivamente pelo assassínio e pela guilhotina.

“A criação da alma por indivíduo explicaria ainda menos essas dificuldades, bem o compreendo, mas há que confessar que tanto uma doutrina quanto a outra se prestam aos golpes dos materialistas, que não veem em todas as faculdades mais que uma concentração de forças nervosas.

“Quanto aos sonhos, a Doutrina Espírita não concilia bem o sistema das peregrinações da alma durante o sono com a opinião vulgar que o torna simples reflexo das impressões percebidas durante a vigília. Esta última opinião poderia parecer a verdadeira explicação dos sonhos, ao passo que a peregrinação seria apenas um caso excepcional.”

(Seguem-se vários exemplos em apoio).

“Que fique bem entendido, senhor presidente, que não pretendo fazer aqui nenhuma objeção em meu nome pessoal, mas parece-me útil que a Revista Espírita se ocupe dessas questões, ainda que seja para fornecer os meios de responder aos incrédulos. Quanto a mim, sou crente, e busco apenas a minha instrução.”

A questão dos sonhos será examinada posteriormente, em artigo especial. Hoje só nos ocuparemos da hereditariedade moral, deixando que dela tratem os Espíritos, limitando-nos a algumas observações preliminares.

Diga-se o que se disser a respeito, os materialistas não ficarão convencidos, porque se não admitem o princípio, não lhe admitem as consequências. Antes de tudo seria necessário que se tornassem espiritualistas. Ora, não é por aí que se deve começar. Assim, não nos podemos ocupar com suas objeções.

Tomando como ponto de partida a existência de um princípio inteligente fora da matéria, por outras palavras, a existência da alma, a questão é saber se as almas procedem das almas ou se são independentes.

Cremos já haver demonstrado, em nosso artigo sobre Os Espíritos e o Brasão publicado no mês de março último, a impossibilidade da criação de alma por alma. Realmente, se a alma da criança fosse uma parte da do pai, deveria ter sempre as suas qualidades e imperfeições, em virtude do axioma que a parte é da mesma natureza que o todo.

Ora, a experiência todos os dias prova o contrário. É verdade que se citam exemplos de similitudes morais e intelectuais que parecem devidas à hereditariedade, de onde seria necessário concluir que tivesse havido uma transmissão. Mas, então, por que essa transmissão não se dá sempre? Por que vemos, todos os dias, pais essencialmente bons, ter filhos viciosos e vice-versa? Como é impossível fazer da hereditariedade moral uma regra geral, é necessário explicar, com o sistema da recíproca independência das almas, a causa das similitudes. Isso poderia ser no máximo uma dificuldade, mas que não teria como pressuposto a doutrina da anterioridade da alma e da pluralidade das existências, visto que essa doutrina está provada por centenas de fatos concludentes, e contra os quais é impossível levantar objeções sérias.

Deixemos que falem os Espíritos que tiveram a bondade de tratar do assunto.

Eis as duas comunicações que a respeito obtivemos:


(SOCIEDADE ESPÍRITA DE PARIS, 23 DE MAIO DE l 862 MÉDIUM: SR. D’AMBEL)

Já foi dito muitas vezes que não havia necessidade de erigir um sistema sobre simples aparências. É um sistema dessa natureza o que deduz das semelhanças familiares uma teoria contrária àquela que vos demos da existência das almas anteriormente à sua encarnação terrestre.

É verdade que muitas vezes elas jamais tiveram relações diretas com os meios e com as famílias nas quais se reencarnam. Já vos repetimos muitas vezes que as semelhanças corpóreas são devidas a uma questão material e fisiológica absolutamente independente da ação espiritual e que, quanto às aptidões e gostos semelhantes, estes resultam, não da procriação da alma por outra alma já nascida, mas porque os Espíritos semelhantes se atraem. Daí as famílias de heróis, ou as raças de guerreiros.

Admiti, pois, em princípio, que os bons Espíritos escolham de preferência para sua nova etapa terrena o meio onde o terreno já esteja preparado e a família de Espíritos adiantados, onde têm certeza de encontrar os materiais necessários ao seu progresso futuro. Admiti,

igualmente, que os Espíritos atrasados, ainda propensos aos vícios e aos apetites dos brutos, fujam dos grupos elevados, das famílias moralizadas, e se encarnem, ao contrário, onde esperam encontrar meios para satisfazerem às paixões que ainda os dominam. Assim, pois, em tese geral, as semelhanças espirituais existem porque os semelhantes atraem os semelhantes, ao passo que as semelhanças corpóreas se devem à procriação.

No entanto, é preciso acrescentar o seguinte: Muitas vezes nascem em famílias dignas, em todos os sentidos, do respeito de seus concidadãos, indivíduos viciosos e maus que aí são enviados para servirem de prova àquelas. Por vezes, ainda, eles vêm por vontade própria, na esperança de saírem dos hábitos inveterados onde até então se arrastaram e de se aperfeiçoaram sob a influência desses meios virtuosos e moralizados.

Dá-se o mesmo com Espíritos já adiantados moralmente, e que, a exemplo dessa jovem de Saint-Étienne, de que se falou no ano passado, se reencarnam em famílias obscuras, entre Espíritos atrasados, a fim de mostrar-lhes o caminho do progresso. Não esquecestes, tenho certeza, o anjo das asas brancas em que ela pareceu transfigurar-se aos olhos dos que a tinham amado na Terra, quando estes voltaram por sua vez ao mundo dos Espíritos. (Revista Espírita de junho de 1861 – Conversas familiares de além-túmulo - Sra. Anaïs Gourdon).

ERASTO


(NA MESMA SESSÃO ─ MÉDIUM: SRA. COSTEL)

Venho explicar-vos a importante questão da hereditariedade das virtudes e dos vícios na raça humana. Essa transmissão faz que hesitem aqueles que não compreendem a imensidade do dogma revelado pelo Espiritismo. Os mundos intermediários são povoados por Espíritos à espera da prova da reencarnação ou se preparando de novo, conforme o seu grau de adiantamento. Nesses viveiros da vida eterna, os Espíritos são grupados e divididos em grandes tribos, uns adiantados e outros atrasados em relação ao progresso, e cada um escolhe entre os grupos humanos, aqueles que correspondem simpaticamente às suas faculdades adquiridas, as quais progridem, mas não podem retrogradar.

O Espírito que se reencarna escolhe o pai cujo exemplo fá-lo-á avançar na via preferida e ele absorve, elevando-os ou enfraquecendo-os, os talentos daquele que lhe deu a vida corpórea. Em ambos os casos, a conjunção simpática existe anteriormente ao nascimento e a seguir é desenvolvida nas relações de família, pela imitação e pelo hábito.

Depois da hereditariedade familiar, meus amigos, quero revelar-vos a origem da discordância que separa os indivíduos de uma mesma raça, repentinamente ilustrada ou desonrada por um de seus membros que se tornou estranho ao meio.

O bruto vicioso que se encarnou num centro educado, e o Espírito luminoso que se reencarna entre gente grosseira, obedecem ambos à misteriosa harmonia que aproxima as partes divididas de um todo e faz a concordância entre o infinitamente pequeno e a suprema grandeza.

O Espírito culpado, apoiado nas virtudes adquiridas de seu procriador terreno, espera por essas fortalecer-se. Se sucumbe ainda na prova, adquire pelo exemplo o conhecimento do bem e volta à erraticidade menos carregado de ignorância e melhor preparado para sustentar uma nova luta.

Os Espíritos adiantados entreveem a glória de Jesus e anseiam por esgotar, depois dele, o cálice da ardente caridade. Também como ele, querem guiar a Humanidade para o objetivo sagrado do progresso e nascem nos baixos níveis sociais, onde se debatem, acorrentados uns aos outros, contra a ignorância e o vício, dos quais são alternativamente vencedores ou mártires.

Se esta resposta não soluciona todas as vossas dúvidas, interrogai-me, meus amigos.

SÃO LUÍS

TEXTOS RELACIONADOS

Mostrar itens relacionados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.