Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1862

Allan Kardec

Voltar ao Menu
Uma reconciliação pelo Espiritismo

Muitas vezes provou o Espiritismo sua benéfica influência restabelecendo a harmonia entre famílias e indivíduos. Disso temos numerosos exemplos, na maioria casos íntimos que nos foram confiados, por assim dizer, sob o selo da confissão e que, por isso, não podem ser revelados. Já não temos o mesmo escrúpulo para o fato seguinte, de tocante interesse.

Um capitão da marinha mercante do Havre, nosso conhecido pessoal, é excelente espírita e bom médium. Havia iniciado ao Espiritismo vários homens de sua equipagem e só tinha motivos para se felicitar pela ordem, disciplina e bom comportamento. Tinha a bordo seu irmão de dezoito anos e um piloto de dezenove, ambos bons médiuns, animados de fé viva e que recebiam com fervor e reconhecimento os sábios conselhos dos Espíritos protetores. Uma noite, porém, discutiram. Das palavras foram a vias de fato. Assim, acertaram lugar e hora para se baterem a bordo, na manhã seguinte. Tomada a decisão, separaram-se. À noite sentiram vontade de escrever e, cada qual de seu lado, recebeu dos guias invisíveis uma séria admoestação sobre a futilidade de sua discussão e conselhos sobre a felicidade da amizade, com um convite à reconciliação, sem preconceitos. Movidos pelo mesmo sentimento, os dois jovens deixaram simultaneamente seu lugar, e vieram chorando lançar-se nos braços um do outro. Desde então nenhuma nuvem turvou a sua mútua compreensão.

O próprio capitão nos fez o relato. Vimos o seu caderno de comunicações espíritas, bem como os dos dois jovens, onde lemos aquela de que acabamos de falar.

O fato seguinte ocorreu ao mesmo capitão, numa de suas travessias. Temos o prazer de transcrevê-lo, posto que alheio ao nosso assunto.

Foi em alto mar, com o melhor tempo do mundo, quando ele recebeu a seguinte comunicação: “Toma todas as precauções, porque amanhã, às duas horas, cairá uma borrasca e teu navio correrá grande perigo.”

Como nada deixava prever o mau tempo, o capitão logo pensou numa mistificação. Contudo, para não ter motivos para censurar-se, ao acaso tomou algumas medidas. Não teve de que se arrepender, pois exatamente na hora predita desencadeou-se violenta tempestade e durante três dias o navio enfrentou os maiores perigos que já lhe ocorreram. Graças, porém, às precauções tomadas, safou-se sem acidentes.

O fato da reconciliação sugeriu-nos as seguintes reflexões.

Um dos resultados do Espiritismo bem compreendido ─ e insistimos na expressão bem compreendido ─ é o desenvolvimento do sentimento de caridade. Mas, como se sabe, a própria caridade tem um conceito muito elástico, que vai desde a simples esmola até o amor aos inimigos, que é a sublimação da caridade. Pode-se dizer que ela resume todos os nobres impulsos da alma para com o próximo. O verdadeiro espírita, como o verdadeiro cristão, pode ter inimigos. Não os teve o Cristo? Mas ele não é o inimigo de ninguém, pois está sempre apto a perdoar e a pagar o mal com o bem.

Se dois verdadeiros espíritas tiverem tido outrora motivos para recíproca animosidade, sua reconciliação será fácil, porque o ofendido esquece a ofensa e o ofensor reconhece a sua sem-razão. Desde então não mais querelas entre eles, porque serão reciprocamente indulgentes e farão mútuas concessões. Nenhum deles procurará impor ao outro um perdão humilhante, que irrita e fere mais do que acalma.

Se, em tais condições, dois indivíduos podem viver em boa harmonia, pode darse o mesmo com um grande número de indivíduos, que então serão tão felizes quanto é possível sê-lo na Terra, porque a maior parte de nossas atribulações surge do contato com os maus. Suponde, então, uma nação inteira imbuída de tais princípios. Não seria ela a mais feliz do mundo?

Aquilo que é, quando muito, possível para os indivíduos, dirão uns, é utopia para as massas, a menos que se dê um milagre. Ora! Tal milagre, o Espiritismo já fez muitas vezes, em pequena escala, nas famílias desunidas, onde restabeleceu a paz e a concórdia. O futuro provará que pode fazê-lo em larga escala.

TEXTOS RELACIONADOS

Mostrar itens relacionados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.