Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1863

Allan Kardec

Voltar ao Menu
(Reunião particular, 10 de março de 1863, Sra. Costel)

Minha lembrança acaba de ser evocada por meu retrato e meus versos; duas vezes tocada, na vaidade feminina e em meu amor-próprio de poetisa, venho reconhecer vossa benevolência, esboçando em largos traços a silhueta dos falsos devotos, que são para a religião o que é para a Sociedade a mulher falsamente honesta. O assunto entra no quadro de meus estudos literários, cuja nuança Lady Tartufe exprimia.

Os falsos devotos sacrificam à aparência e traem o verdadeiro; eles têm o coração seco e os olhos úmidos, a bolsa fechada e a mão aberta; falam de boa vontade do próximo, criticando-lhe as ações de uma maneira adocicada que exagera o mal e apequena o mérito. Muito ardentes para a conquista dos bens materiais e mundanos, agarram-se a tesouros imaginários que a morte dispersa, e negligenciam os verdadeiros bens, que servem aos objetivos do homem e são a riqueza da eternidade.

Os hipócritas da devoção são os répteis da natureza moral. Vis, baixos, eles evitam as faltas castigadas pela vindita pública, e na sombra cometem atos sinistros. Quantas famílias desunidas e espoliadas! Quanta confiança traída! Quantas lágrimas e, até, quanto sangue!...

A comédia é o inverso da tragédia. Atrás do celerado marcha o bufão, e os falsos devotos têm por acólitos seres ineptos, que só agem por imitação: à maneira dos espelhos, eles refletem a fisionomia dos vizinhos. Tomam-se a sério; enganamse a si próprios; ridicularizam, por timidez, aquilo em que acreditam; exaltam o de que duvidam; comungam com ostentação e acendem às escondidas pequenas velas, às quais atribuem muito mais virtude do que à santa hóstia.

Os falsos devotos são os verdadeiros ateus da virtude, da esperança, da Natureza e de Deus. Eles negam o verdadeiro e afirmam o falso. Contudo, a morte os levará besuntados de arrebiques e cobertos com os ouropéis que os disfarçavam, e os lançará ofegantes em plena luz.

DELPHINE DE GIRARDIN

TEXTOS RELACIONADOS

Mostrar itens relacionados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.