Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1862

Allan Kardec

Voltar ao Menu
Dissertações espíritas a conquista do futuro (Grupo de Sainte - Gemme - Tam. Médium: Sr. C.) A conquista do futuro

(GRUPO DE SAINTE-GEMME - Tarn. MÉDIUM: SR. C.)
A ideia espírita vai crescendo. Em breve cobrirá o solo francês do norte ao sul, do leste ao oeste. As balizas são fincadas de distância em distância. Vós sois essas balizas. A vós caberá a honra de, com os nossos conselhos, haver traçado aos irmãos a rota a ser seguida. Reuni-vos, pois, não só com um pensamento comum, mas com uma ação comum. Já passou a fase de observação e experiências. Agora é a aplicação. Agi, e agi sem medo. Não olheis para trás. Ao contrário, fixai os olhos para a frente e contemplai o objetivo e os obstáculos que dele vos separam. Se vos distrairdes na contagem dos vossos passos, em vez de avançardes rapidamente, fracassareis na missão que vos foi confiada. Tomai, pois, o bordão do viajor, cingi os rins, e tomai o caminho! Mas não partais sós. Que todo o exército espírita, essa vanguarda da doutrina evangélica, se ponha em marcha ao mesmo tempo.

Uni-vos, consultai-vos e voai à conquista do futuro.

HIPPOLYTE FORTOUL

A pentecoste (Grupo de Sainte-gemme - Tam. Médium: Sr. C.)

O Espírito de Deus sopra sobre o mundo, a fim de regenerar os seus filhos. Se, como ao tempo dos apóstolos, não se mostra sob a forma de línguas de fogo, não está menos realmente presente entre vós. Orai, pois, com fervor ao Todo-Poderoso, a fim de que ele se digne fazer-vos tirar proveito de todas as vantagens morais, de todos os dons imperecíveis que ele então houve por bem derramar sobre a cabeça dos apóstolos e do Cristo. Pedi e recebereis, e nada do que pedirdes de bom e útil para o vosso progresso espiritual vos será recusado. Mais uma vez, orai com fervor, mas que seja o vosso coração que fale, e não os lábios; ou se os vossos lábios se agitarem, que digam apenas o que o coração houver pensado. A felicidade que sentireis quando estiverdes animados pelo espírito de Deus será tão grande que não podereis fazer ideia. Depende de vós obtê-la. E, a partir desse momento, considerareis os dias que restam como um pedaço de caminho a percorrer para chegardes ao destino e onde encontrareis, no fim do dia, a vossa ceia e um abrigo para a noite.

Mas que aquela pouca importância relativa que deveis ligar às coisas terrenas não vos impeça de considerar os vossos deveres materiais como muito sérios. Aos olhos de Deus cometeríeis grave falta se não vos entregásseis conscientemente aos vossos deveres cotidianos. Nada se deve desprezar do que saiu das mãos do Criador. Deveis, em certa medida, desfrutar os bens materiais que vos foram concedidos. Vosso dever é não guardá-los exclusivamente para vós, mas fazer deles partilharem os irmãos aos quais eles foram recusados. Uma consciência pura, uma caridade e uma humildade sem limites, eis a melhor das preces para chamar a si o Espírito Santo. É o verdadeiro Veni Creator, não que este cantado nas igrejas não seja uma prece que será exalçada, sempre que feita de bom coração, mas, como já vos foi dito tantas vezes, o fundo é tudo, a forma quase nada.

Então pelos atos pedi que o Espírito Santo venha visitar-vos e derramar em vossa alma essa força que dá a fé para superar as misérias da existência terrena e para estender a mão àqueles dos vossos irmãos a quem a fraqueza de espírito impede de ver a luz, sem a qual só marchareis tateantes, com o risco de vos chocardes com todos os obstáculos semeados no caminho. A verdadeira felicidade, pela qual todos suspirais, lá se acha. Cada um a tem sob a mão. Basta querer para alcançá-la.

Tomai hoje resoluções firmes e boas, e o Espírito de Deus não vos faltará, tende certeza. Amai ao vosso próximo como a vós mesmos, por amor a Deus, e tereis dignamente solenizado o dia em que o Espírito Santo veio visitar os apóstolos do Cristianismo.

HIPPOLYTE FORTOUL

O perdão (Sociedade espírita de Paris - Médium: Sr. A. Didier)

Como se pode achar em si a força para perdoar? A sublimidade do perdão é a morte do Cristo no Gólgota. Ora, eu já vos disse que o Cristo tinha resumido em sua vida todas as angústias e lutas humanas. Todos os que mereciam o nome de cristãos diante de Jesus Cristo morreram com o perdão nos lábios. Os defensores das liberdades oprimidas, os mártires das verdades e das grandes causas de tal modo compreenderam a elevação e a sublimidade de sua vida que não faliram no último instante e perdoaram. Se o perdão de Augusto não é inteiramente sublime historicamente, o Augusto de Corneille, o grande trágico, é senhor de si como do Universo, porque perdoa. Ah! Como são mesquinhos e miseráveis os que possuíam o mundo e não perdoavam! Como é grande aquele que continha, no futuro dos séculos, todas as humanidades espirituais e que perdoou! O perdão é uma inspiração e, por vezes, um conselho dos Espíritos. Infelizes os que fecham o coração a essa voz. Eles serão punidos, como diz a Escritura, porque tinham ouvidos e não escutaram. Então! Se quereis perdoar; se vos sentis fracos diante de vós mesmos, contemplai a morte do Cristo. Quem conhece a si próprio triunfa facilmente de si mesmo. Eis por que o grande príncipe da sabedoria antiga sabia, antes de mais nada, conhecer-se a si próprio. Antes de se lançar à luta ensinava-se aos atletas para os jogos, para as lutas grandiosas, os meios seguros de vencer. Ao lado disso, nos liceus, Sócrates ensinava que havia um Ser Supremo e, algum tempo depois, séculos antes do Cristo, ensinava toda a nação grega a morrer e a perdoar.

O homem vicioso, mesquinho e fraco, não perdoa. O homem habituado às lutas pessoais, às reflexões justas e sãs, perdoa facilmente.

LAMENNAIS

A vingança (Sociedade espírita de Paris - Médium: Sr. de B. M.)

A vingança é agradável ao coração, disse o poeta. Oh! Pobres cegos, que dais livre curso à mais feia das paixões. Credes fazer mal ao próximo quando o golpeais e não notais que ele se volta contra vós. Ela não só é um crime, mas incompreensão absurda. É, como seus irmãos, o rancor, o ódio, o ciúme, filhos do orgulho, o meio de que se servem os Espíritos das trevas para atrair a si aqueles que eles receiam lhes escapem. É o mais infalível instrumento de perdição que poderia ser posto nas mãos dos homens pelos inimigos que se encarniçam na sua derrota moral.

Resisti, filhos da Terra, a esse culposo arrastamento, e tende certeza de que se alguém mereceu vossa cólera, não será no auge do rancor que encontrareis a calma de consciência. Ponde nas mãos do Todo Poderoso o cuidado de se pronunciar quanto aos vossos direitos e à justiça de vossa causa. Na vingança existe algo de ímpio e de degradante para o Espírito.

Não, a vingança não é compatível com a perfeição. Enquanto uma alma conservar tal sentimento, ficará nos porões do mundo dos Espíritos. Mas a vossa não será o eterno joguete dessa paixão infeliz. Posso garantir que a abolição da falsa noção do inferno eterno, ou antes, da danação eterna, que tem servido como pretexto ou pelo menos como escusa para atos de vingança, será a aurora de uma nova era de tolerância e mansuetude que não tardará a estender-se até as regiões privadas da vida moral.

Poderia o homem condenar a vingança se lhe apresentaram Deus como um ser ciumento e vingativo que pessoalmente promove a aplicação de torturas eternas? Cessai, pois, ó homens, de insultar a Divindade emprestando-lhe vossas paixões ignóbeis. Então sereis, ó habitantes da Terra, um povo abençoado por Deus.

Vós que me escutais, procedei de modo que, liberta a vossa alma do vergonhoso motivo para atos contrários à caridade, mereçais serdes admitidos no recinto sagrado cujas portas só a caridade pode abrir.

PIERRE ANGE

Espírito Protetor

TEXTOS RELACIONADOS

Mostrar itens relacionados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.